Vereador Laércio apresenta projeto de lei que cria a Semana Municipal de Saúde do Homem

O vereador elaborou um projeto de lei que cria a semana para conscientizar os homens. Em relação as mulheres, eles se preocupam menos com a saúde.


O Vereador Laércio Poteiro apresentou na sessão ordinária desta terça-feira, 31 de agosto, o Projeto de Lei N° 6790/2010 que institui a Semana Municipal de Saúde do Homem. O objetivo do projeto é conscientizar o homem a se preocupar mais com a saúde, pois a maioria deles só procura o médico quando já está com a doença em fase avançada.

O projeto de lei visa ainda esclarecer procedimentos médicos, muitas vezes distorcidos pela cultura do próprio homem, como é o caso do exame para detectar o câncer de próstata, uma das causas de morte entre o sexo masculino. Além de atentar para outras doenças, a Semana Municipal de Saúde do Homem também pretende difundir as consequências do uso de bebidas alcoólicas, cigarro e drogas e o que isso pode causar nas relações familiares, sociais e de trabalho.

A Secretaria Municipal de Saúde ficará responsável por promover a semana e realizar exames clinícos como a verificação de pressão arterial, glicemia, colesterol, entre outros, além da conscientização. As empresas também poderão participar promovendo a semana aos seus funcionários.

A Política Nacional de Saúde do Homem foi lançada no dia 27 de agosto de 2009 e tem por objetivo facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. A iniciativa, do Ministério da Saúde, é uma resposta à observação de que as doenças que afetam o sexo masculino são um problema de saúde pública. A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevadas.

De acordo com números do Ministério da Saúde, dos óbitos registrados em 2005, 68% foram de homens, na faixa etária entre 20 e 59 anos. Embora o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) tenha revelado que a expectativa de vida dos homens tenha aumentado de 1991 para 2007, de 63 para 68 anos, ela se mantém 7,6 anos abaixo da média de vida das mulheres.

A Semana Municipal de Saúde do Homem será comemorada na semana do dia 15 de julho, Dia do Homem no Brasil e poderá ser estendida até agosto, mês em que foi lançada, pelo Ministério da Saúde, a Política Nacional de Saúde do Homem. O Projeto de Lei N° 6790/2010 vai a segunda votação na próxima sessão ordinária e depois segue para a sanção do prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário