Vereador Laércio participa de apresentação de trabalhos da Câmara Jovem

A fanfarra mirim da Creche Irmã Ester abriu o evento


A platéia lotou o plenário da Câmara durante as apresentações. Na foto 02 o Vereador Laércio Poteiro e os Vereadores Jovens.


Os Vereadores Jovens, Vereador Laércio e a Coordenadora da Escola do Legislativo da ALMG Eugênia Kelles. Na foto 02 o Vereador Laércio, Eugênia Kelles e o Presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo Florian Madruga.


Os Vereadores Jovens, integrantes da Câmara Jovem da Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho, de Pouso Alegre, apresentaram na quarta-feira, 30 de setembro, os trabalhos desenvolvidos sobre os problemas do município, em diversos setores. Os Vereadores Jovens fizeram pesquisas, foram a campo, conversaram com várias autoridades e demonstraram amplo conhecimento dos temas durante as apresentações.
Vereadores de sete escolas de Pouso Alegre formaram a Câmara Jovem deste ano e cada grupo apresentou os seguintes temas:

Colégio Anglo – Os alunos apresentaram um estudo sobre a pavimentação na cidade e as possíveis soluções para o asfalto de ruas e avenidas de Pouso Alegre.

Colégio Objetivo – Os alunos visitaram escolas, comércio e Acipa buscando soluções para a inclusão dos portadores de deficiência na sociedade e apresentaram um projeto de sensibilização, pois já existem muitas leis sobre o tema.

Escola Estadual Doutor José Marques de Oliveira – Fizeram uma ampla pesquisa sobre desenvolvimento sustentável focando o grave problema do lixo e buscando alternativas para o problema. Os Vereadores Jovens solicitaram que o Município participe do programa “Agenda 21”, pois detectaram uma total falta de planejamento a longo prazo.

Colégio Bandeirante – A falta de saneamento básico foi o tema escolhido pelos estudantes. Eles pediram que a COPASA, empresa responsável pelo abastecimento de água e manutenção da rede de esgoto, atenda também os habitantes da zona rural.

Colégio São José – Estudaram o Estatuto da Criança e do Adolescente e detectaram diversos problemas, entre eles a falta de creches. Os Vereadores apresentaram um projeto alternativo para o problema.

Escola Estadual Monsenhor José Paulino – Os Vereadores falaram sobre o problema do trânsito e as mudanças necessárias para que ele não se torne um caos como em outros centros.

CENEC Pitágoras – Após estudos sobre os Direitos do consumidor os Vereadores Jovens chegaram à conclusão da total falta de informação da sociedade sobre o assunto. Eles mostraram alguns exemplos da importância de se conhecer esses direitos.

Cada grupo de vereadores teve 20 minutos para a apresentar os temas pesquisados. Os assuntos chamaram a atenção das pessoas e das autoridades políticas, presentes durante o evento, para que todos se preocupem mais com os problemas do município, na busca de alternativas para melhorar a qualidade de vida na cidade.
Estiveram na apresentação o Presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo, Florian Augusto Madruga, a Coordenadora da Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa de Minas, Eugênia Kelles, o Prefeito Agnaldo Perugini, secretários municipais e os vereadores.
O Vereador Laércio Poteiro, que é membro da Escola do Legislativo, parabenizou os Vereadores Jovens e destacou a importância dos estudantes exercerem a participação na política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário