A pedido dos Vereadores Laércio e Moacir Pouso Alegre recebe a exposição "Formação do Povo Mineiro"


Exposição itinerante "Formação do Povo Mineiro"



Foto 01: Márcio Santos, Coordenador do Núcleo de Estudos e Pequisas da Escola do Legislativo da ALMG, Frederico Vieira, Relações Públicas da ALMG, Welder Antônio Silva, Professor do Curso de Práticas Arquivísticas, o Vereador Laércio Poteiro e o Vereador Moacir Franco durante a abertura da exposição.


Foto 02: O Vereador Laércio e os acadêmicos do curso de História da Univás que visitaram a exposição.




A exposição possui oito painéis que contam a formação do povo de Minas Gerais desde o século XVII até os dias de hoje.


Painéis que compõem a exposição

Os povos retratados nos diferentes painéis


Na primeira foto, objetos do Museu Histórico Tuany Toledo que também contam a história do povo mineiro. Na segunda foto um pouco do estado de Minas Gerais contemporâneo.



Mais painéis da exposição


Ferro de passar roupas e pote de barro que mantinha a água sempre fresca


Máquina de costura


Pouso Alegre é a primeira cidade do estado a receber a exposição itinerante "Formação do Povo Mineiro". Durante um curso na Assembléila Legislativa, no mês de junho, os Vereadores Laércio Poteiro e Moacir Franco pediram, ao Centro de Atendimento as Câmaras Municipais, que a exposição viesse para a cidade.
A partir de quarta-feira, 06 de outubro, a exposição estará aberta ao público na Câmara Municipal. Oito painéis mostram um panorama histórico da dinâmica demográfica e territorial do estado de Minas Gerais, das últimas décadas do século XVII até os dias atuais.
O Museu histórico Tuany Toledo também expôs algumas peças, que estão retratadas nos painéis como: ferro de engomar que era usado com brasas, máquina de costura, pote de barro que mantinha a água fresca para beber, entre outras.
Além da exposição foi oferecido também ao público o curso "Noções Introdutórias de Práticas Arquivísticas" e ainda duas palestras sobre o painel, "História, memória e sociedade: papel das instituições públicas" ministradas pelo Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola do Legislativo da ALMG, Márcio Santos e por Frederico Vieira, Relações Públicas da ALMG.
Para o Vereador Laércio Poteiro, "É importante que Pouso Alegre receba esta exposição para que a população conheça de perto a história dos povos que habitaram as diferentes regiões do nosso estado, estou feliz de ter sido atendido, para que a exposição viesse para a cidade".
A exposição "Formação do Povo Mineiro pode ser vista até o dia 30 de outubro, no plenarinho da Câmara Municipal de Pouso Alegre, das 12h às 18h. A Câmara Municipal de Pouso Alegre fica na Avenida São Francisco, n° 320, bairro Primavera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário