Laércio cobra reforma da Maria Fumaça

 

Os trilhos por onde passava a Maria Fumaça estão danificados em meio ao matagal

 

O matagal toma conta dos vagões

 

Vagões estão pichados, danificados e com os vidros quebrados

 

Peças dos vagões também possuem problemas

 

Mais peças abandonadas e vagão todo deteriorado pela falta de manutenção e ação do tempo

 

Dormentes e trilhos estão abandonados e foram arrancados

 

Interior dos vagões também necessitam de manutenção

 

Forno onde as lenhas eram colocadas

 

A Maria Fumaça não funciona faz bastante tempo e a placa pede que o patrimônio que se encontra abandonado seja preservado

 

Estação onde a Maria Fumaça está parada também precisa de reparos


O Vereador Laércio Poteiro tem solicitado, a Administração Municipal, a reforma da Maria Fumaça de Pouso Alegre. A inauguração do trem turístico aconteceu em novembro de 1999, mas ele não funciona há algum tempo. Quem visita o complexo, às margens da BR-459 na entrada de Pouso Alegre, constata o abandono do local e de todo o maquinário, que poderia ser um atrativo para os moradores e visitantes da cidade.

Os vagões estão todos deteriorados, pichados, tomados pela ferrugem, com os vidros e peças quebrados. Os trilhos e a Maria Fumaça estão em meio ao matagal daquela área e também há dormentes que foram retirados das linhas e se encontram empilhados ao lado do trem. No município existem leis que autorizam a prefeitura a manter convênio com a Associação Pró-Ferrovia do Sul de Minas com o objetivo de haver a manutenção do ramal ferroviário e turístico de Pouso Alegre.

O Vereador Laércio Poteiro apresentou uma emenda a Lei Orçamentária Anual (LOA) sugerindo verbas para a manutenção da Maria Fumaça. A emenda foi proposta seguindo o artigo 135 da Lei Orgânica Municipal, que em seu parágrafo segundo, alínea A, diz o seguinte:
"§ 2º - As emendas ao projeto de lei do orçamento anual ou ao projeto que a modifique somente podem ser aprovadas caso: 
a) sejam compátiveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias;".

Abaixo você pode conferir o documento do PPA (Plano Plurianual) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) em que consta o planejamento de reforma da Maria Fumaça.


 

Clique na foto para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário