Laércio apresenta Projeto de Lei sobre conscientização da prática de bullying

Vereador Laércio Poteiro durante discurso na tribuna da Câmara na sessão de terça-feira

O Vereador Laércio Poteiro apresentou na sessão ordinária de terça-feira, 05, o Projeto de Lei N° 6795/10 que inclui medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying no projeto pedagógico das instituições de ensino públicas e particulares de Pouso Alegre. O projeto foi elogiado entre os vereadores, que aprovaram a matéria em primeira votação.

De origem inglesa, o termo bullying significa qualquer prática de violência física ou psicológica, intencional e repetitiva, entre pares, que ocorra sem motivação evidente, praticada por um indivíduo ou grupo de indivíduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidar, agredir fisicamente, humilhar, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

O bullying configura uma forma de agressão que afeta a dignidade da pessoa e pode até mesmo ter a conotação de crime de tortura ou caracterizar preconceito. A preocupação com o bullying não é um acontecimento local, mas global, como uma epidemia que cresce e se espalha nos ambientes escolares. Em 2004, um aluno de uma escola de Taiúva - SP, de 18 anos, feriu oito pessoas com disparos de um revólver calibre 38, suicidando-se em seguida. O jovem era obeso e, por isso, vítima constante de apelidos humilhantes e alvo de gargalhadas e sussurros nos corredores. Ainda em setembro de 2006, no bairro do Grajaú, em São Paulo, um jovem de 16 anos foi espancado até a morte por colegas na saída da escola.

A prática do bullying, que frequentemente ocorre por meio da atribuição de apelidos, de comentários pejorativos sobre peso, altura, cor da pele, tipo de cabelo, gosto musical, etc. e da humilhação, é uma forma de agressão que afeta a alma das pessoas, provoca fissuras e sequelas emocionais que podem durar por toda a vida. Além disso, também são consequências do bullying: a redução do rendimento e até mesmo a evasão escolar, por medo das agressões, a geração de um clima de instabilidade, insegurança e angústia no ambiente escolar e a facilitação para que os agressores, no futuro, insistam em seus comportamentos violentos, caminhando, muitas vezes, para a criminalidade.

De acordo com o Vereador Laércio Poteiro, o projeto de lei tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar do município a dizer não a prática do bullying, para que haja sempre um convívio de respeito e amizade ao próximo, dentro e fora das escolas, e evitando assim qualquer ato de violência. "As escolas terão que desenvolver ações para evitar o bullying, com orientação aos pais e apoiando as vítimas para que elas possam recuperar sua autoestima. Os agressores também precisam de apoio, bem como sua família, a fim de saber os motivos que os levam a prática do bullying, buscando estabelecer um convívio respeitoso e solidário com o próximo", afirmou Laércio.

Depois de aprovado em segunda votação, o projeto de lei segue para a sanção do prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário