Vereador Laércio participa de evento de conscientização promovido pela Câmara Jovem


O palestrante, Ricardo Mesquita que é arquiteto especializado em acessibilidade. Na foto 02 o público que prestigiou a tarde de sensibilização.



Os Vereadores Jovens durante discurso sobre o tema e na foto 02 o grupo de dança da Avida.


Vereador Laércio Poteiro sentiu as dificuldades de um deficiente visual nas ruas da cidade.


O arquiteto Ricardo Mesquita, especializado em acessibilidade, auxiliou o Vereador Laércio que teve os olhos vendados e andou com a bengala para cegos.

A Câmara Jovem de Pouso Alegre realizou, na sexta-feira 30 de outubro, uma tarde para falar de acessibilidade e meio ambiente. O evento aconteceu na Praça Senador José Bento, em frente a Catedral Metropolitana.
A tarde de sensibilização teve como objetivo chamar a atenção das autoridades e da população, sobre os desafios enfrentados, pelos portadores de deficiência nas ruas de Pouso Alegre. Calçadas cheias de buracos, calçadas estreitas e rampas de acesso mal planejadas são alguns dos problemas. O arquiteto de Curitiba, Ricardo Tempel Mesquita, fez uma palestra sobre acessibilidade em espaços públicos, igrejas, agências bancárias, calçadas entre outros e mostrou fotos de lugares em Pouso Alegre, onde não existe acessibilidade.
Mesquita destacou que não apenas as pessoas com deficiência visual ou física é que precisam ser lembradas, quando o assunto é acessibilidade, mas os idosos e obesos também. “Acessibilidade é 45% boa vontade. Eu quero ajudar meu próximo, quero que ninguém sofra acidente, quero proteger a mim mesmo porque vou ficar idoso e vou precisar disso,” afirmou o arquiteto.
O arquiteto Ricardo Mesquita é especializado em acessibilidade. Ele viaja o Brasil dando palestras sobre o tema. Mesquita se aprofundou nessa questão, após sofrer um acidente com moto e ficar alguns anos numa cadeira de rodas e sentir as dificuldades que as pessoas com deficiência física passavam.
Após a palestra, o público foi convidado a sentir, na pele, as dificuldades das pessoas portadoras de alguma deficiência. O Vereador Laércio Poteiro teve os olhos vendados e vivenciou por alguns minutos o cotidiano de um deficiente visual. Com o auxilio do arquiteto Ricardo Mesquita, o vereador caminhou pela praça e usou uma bengala apropriada para cegos.
A tarde de sensibilização teve a presença de entidades como a Avida e Coade que também se apresentaram no evento. Também houve palestras sobre a conscientização ambiental.
Os vereadores Jovens de Pouso Alegre pesquisaram durante seis meses, os principais problemas do município, como desenvolvimento sustentável, direito do consumidor, acessibilidade, trânsito e direito da criança e adolescente. Eles já apresentaram esses temas na Câmara Municipal e as possíveis soluções, com a presença de várias autoridades municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário