História sobre a vida de Ruy Barbosa é exposta na Câmara


Vereador Laércio visita a exposição e conhece um pouco mais da vida de Ruy Barbosa


Alunos da Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira desenvolveram os trabalhos do Projeto Ruy Brabosa - 160 anos.


Foi montada uma linha do tempo para contar a vida e as passagens mais importantes sobre Ruy Barbosa

Na foto 01 a fachada da tradicional Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira. Na foto 02 Ruy Brabosa

Exposição do Projeto Ruy Barbosa - 160 anos na Câmara Municipal


A Câmara Municipal de Pouso Alegre recebeu uma exposição, sobre a vida de Ruy Barbosa, promovida por alunos da Escola Estadual Doutor José Marques de Oliveira, sob orientação do professor Celis Mariosa. Os alunos e o professor descobriram que em Pouso Alegre, não havia um logradouro que homenageasse Ruy Barbosa, então pediram que o Legislativo, apresenatsse um projeto de lei que denominasse a praça, em frente ao novo Fórum de Pouso Alegre, com o nome de Ruy Barbosa, o que já aconteceu.
Ruy Barbosa nasceu em 05 de novembro de 1849 em Salvador, Bahia. Em 1870 formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo e no começo de sua carreira engajou-se numa campanha de defesa das eleições diretas e da abolição da escravatura. Foi político relevante na República Velha, ganhando projeção internacional durante a Conferência de Haia (1907) defendendo com brilho a teoria brasileira de igualdade entre as nações. Eleito deputado provincial, e adiante geral, atuou na elaboração da reforma eleitoral, na reforma do ensino, emancipação dos escravos, no apoio ao federalismo e na nova Constituição. Por divergências políticas, seu programa de reformas eleitorais que elaborou, mal pode ser iniciado, em 1891.
Em 1916, designado pelo então presidente Venceslau Brás, representou o Brasil centenário de independência da Argentina, discursando na Faculdade de Direito de Buenos Aires sobre o conceito jurídico de neutralidade. O discurso causaria a ruptura definitiva da relações do Brasil com a Alemanha. Apesar disso, recusaria, três anos depois, o convite para chefiar a delegação brasileira à Conferência de Paz em Versalhes. Com seu enorme prestígio, Ruy Barbosa candidatou-se duas vezes ao cargo de Presidente da República - nas eleições de 1910, contra Hermes da Fonseca e 1919, contra Epitácio Pessoa - entretanto, foi derrotado em ambas, sendo o período durante a primeira candidatura o marco inicial e sua Campanha Civilista.
Como jornalista, escreveu para diversos jornais, principalmente para A Imprensa, Jornal do Brasil e o Diário de Notícias, jornal o qual presidia. Sua extensa bibliografia recolhida em mais de 100 volumes, reúne artigos, discursos, conferências EE. questões políticas de toda uma vida. Sócio fundador da Academia Brasileira de Letras, sucedeu a Machado de Assis na presidência da casa. Sua vasta biblioteca, com mais de 50.000 títulos pertence à Fundação Casa de Ruy Barbosa, localizada em sua antiga residência no Rio de Janeiro. Rui Barbosa faleceu em Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 1923.
informações sobre Ruy Barbosa colhidas do site: http://www.paralerepensar.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário