Comissão de Justiça e Redação debate a coleta de lixo e a limpeza urbana em PA


O Presidente da Comissão Vereador Laércio Poteiro, a Relatora Vereadora Rogéria Ferreira e o Vereador Raphael Prado. Na foto 02, o Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal Wellington de Oliveira, o Secretário de Meio Ambiente Maurício Sales, o Gerente da KTM Pedro Sérgio Estevan e o Diretor de Limpeza Urbana Francisco Assis.


Vereadores Hélio e Paulo e representantes de asscociações de moradores e da ACAMPA. Na foto 02, o Ambientalista Carlos Henrique Fraga que também opinou sobre a coleta de lixo.


A Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal, presidida pelo Vereador Laércio Poteiro, realizou na quarta-feira, 18, uma audiência pública para discutir a coleta de lixo e a limpeza urbana no município.

Representantes de associações de moradores de vários bairros, da Associação de Catadores de Materiais de Pouso Alegre, comerciantes e ambientalistas participaram da reunião. Eles falaram da situação dos bairros e o que poderia melhorar no sistema de coleta.

O Consultor de Empresas, Vitor Hugo Moraes, destacou a limpeza do centro de algumas cidades que costuma visitar, como Bragança Paulista e Poços de Caldas, o que deveria servir de modelo para Pouso Alegre. Ele mora na Praça Senador José Bento, no centro da cidade e afirmou que o local vive "imundo".

A representante da ACAMPA (Associação dos Catadores de Materiais de Pouso Alegre), Rita de Cássia, lembrou que a associação não conseguiu fazer a prestação de contas de uma subvenção recebida, da prefeitura, no valor de 3 mil reais e desde então enfrenta dificuldades financeiras, sobrevivendo de doações da comunidade e empresários.

O Comerciante, Jayson Prado, destacou que é importante apoiar trabalhos realizados pela ACAMPA e pela Recicla Alegre que contribuem na reciclagem e destinação final do lixo. Ele sugeriu que as associações de bairros, Acipa e outras entidades se unam para criar uma cooperativa de lixo, para tentar resolver o problema da coleta e também conscientizar a população.

O Ambientalista, Carlos Henrique Fraga, lembrou que a responsabilidade do lixo é da população, mas que a retirada dos contentores de lixo das ruas não deu certo em boa parte da cidade. Ele afirmou que os moradores não foram concientizados das mudanças na coleta e que a prefeitura perdeu essa oportunidade.

A moradora do Santa Lúcia, Maria Aparecida Mota, disse que a remoção dos contentores no bairro foi benéfico e que as ruas permanecem limpas.

O Assessor de Comunicação da Prefeitura, Wellington de Oliveira, afirmou que a retirada dos contentores de lixo faz parte do programa "Cidade Mais Limpa" e que os contentores não usados em cidades do mesmo porte de Pouso Alegre, sendo usada a coleta de casa em casa. Ele disse ainda que os coletores causam problemas ambinetais, sociais e de saúde. Wellington falou ainda sobre a implantação e o funcionamento do aterro sanitário de Pouso Alegre.

O Vereador Laércio Poteiro fez um requerimento, a Administração Municipal, pedindo informações a respeito da coleta de lixo na cidade, além da limpeza urbana. As respostas foram lidas durante a audiência pública. Laércio também mostrou fotos, tiradas em diversos locais do município, e que mostram a sujeira devido ao lixo estar depositado nas vias. O vereador apresentou alguns questionamentos sobre a coleta e sugeriu que a prefeitura instale mini caçambas, em lugares estratégicos dos bairros, para os moradores depositarem o lixo e que seria coletado diariamente.

Wellington disse que o programa ainda necessita de melhorias e citou a situação da coleta de lixo em condomínios, supermercados e restaurantes que ainda não foi totalmente resolvida. A prefeitura também deve fazer novos folhetos com os horários de coleta nos bairros e reforçar a campanha de conscientização dos moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário