Laércio Poteiro visita a APAC


Vereador Laércio durante visita na APAC


Instalações da APAC de Pouso Alegre


Horta cultivada pelos detentos da APAC

No dia 10 de junho o Vereador Laércio esteve na APAC (Associação de Proteção e Assitência aos Condenados) de Pouso Alegre. Junto aos Vereadores, Fred Coutinho, Moacir Franco e Oliveira Altair ele conheceu as instalações e os trabalhos desenvolvidos com os detentos, que estão no local por terem bom comportamento.
O método APAC se inspira no princípio da dignidade da pessoa humana e na convicção de que ninguém é irrecuperável. Alguns dos seus elementos informadores são: a participação da comunidade, sobretudo pelo voluntariado; a solidariedade entre os recuperandos; o trabalho como possibilidade terapêutica e profissionalizante; a religião como fator de conscientização do recuperando como ser humano, como ser espiritual e como ser social; a assistência social, educacional, psicológica, médica e odontológica como apoio à sua integridade física e psicológica; a família do recuperando, como um vínculo afetivo fundamental e como parceira para sua reintegração à sociedade; e o mérito, como uma avaliação constante que comprova a sua recuperação já no período prisional.
Os Vereadores também conheceram os trabalhos realizados pelos detentos da APAC entre eles a horta. A APAC de Pouso Alegre está sendo ampliada.

Um comentário:

  1. VIOLÊNCIA PODE DIMINUIR MUITO SE TRATARMOS A CAUSA!


    Prezados Senhores Políticos e Cidadãos


    Uma idéia simples, prática e sem hipocrisia para acabar com a violência no Rio de Janeiro (Olimpíadas de 2016) e no Brasil (Copa 2014).

    Temos que ter 2 tratamentos para a doença crônica da violência no Brasil, lógico que precisamos de tratamento preventivo com políticas sociais, mas no momento precisamos também urgente de tratamento curativo, ex: Como se alguém tivesse com uma dor fortíssima de dente e apenas pedíssemos para escovar bem e passar fio dental (preventivo), lógico que apenas isso não resolve o problema existente, precisamos entrar com um tratamento mais invasivo, mais radical (restauração, canal, etc).

    Concluindo:
    Precisamos com URGÊNCIA AUMENTAR O NÚMERO DE VAGAS PARA OS INFRATORES, porque a maioria dos crimes é executada por reincidentes que foram soltos antes do tempo, por superlotação. Impunidade gera nova violência.

    Ação:
    Simplesmente criar lei estadual e/ou federal obrigando todas cidades pequenas, médias ou grandes ter pelo menos uma CASA DE RECUPERAÇÃO (Detenção) com TRABALHO (Laborterapia), sendo AUTO-SUSTENTÁVEL (Detentos trabalham para pagar suas despesas), podendo ser pública ou privada.
    Ex.: Fabricação de blocos estrutural de cimento (tijolos) e telhas para casas populares e obras públicas, bloquetes para calçamento de ruas, reformas de carros do estado, roçar estradas, serventes em obras públicas, uniformes e capas de coletes protetores para as próprias policias, etc, etc.
    Se bem administrado poderá até haver excedente das vendas dos tijolos que será doado aos programas do governo de segurança (novos presídios) e antidrogas (clínicas de recuperação, etc).


    Várias cidades pequenas não têm nem uma cadeia, superlotando as cadeias das cidades das comarcas. Se toda pequena cidade tiver uma Casa de Recuperação para seus infratores com certeza se torna mais fácil a recuperação não indo para os grandes presídios fazer a faculdade do crime devido a convivência com os grandes marginais (professores do crime). Outra vantagem é que as famílias ficam mais próximas.

    Os detentos de menor periculosidade trabalham durante o dia, prestam serviços para a prefeitura ou empresas privadas, com isso diminui seus dias de pena, e a noite vão até a casa de recuperação apenas para dormir e ficar afastado do crime.

    A solução existe, precisamos apenas agir, com urgência.



    “Não é a violência de poucos que me assusta, mas a omissão de muitos” - Martin Luther King

    ResponderExcluir