Indicações do Vereador Laércio na sessão de 15 de junho de 2009

As indicações possuem a numeração, para o controle do gabinete do vereador, e numeração da secretaria da Câmara Municipal, que envia a proposição ao prefeito.

n° Gabinete: 470/ n° Câmara: 525 - Solicita ao setor responsável da Administração Pública que providencie a reforma e pintura da Escola Municipal Anita de Faria Amaral (Ciem Santa Luzia).

Justificativa: A referida escola do município está com várias partes danificadas, com reboco caindo na parte externa e pintura do prédio envelhecida. A quadra da escola também necessita de revitalização para melhor abrigar as atividades de educação física.

n° Gabinete: 471/ n° Câmara: 526 - Solicita ao setor responsável da Administração Pública que providencie a limpeza, a capina e mais lixeiras nas Ruas Monte Sião e Pará de Minas no bairro São João, principalmente no encontro das duas vias.

Justificativa: As duas ruas estão cheias de lixo e mato, principalmente numa bifurcação que fica no local, onde também é grande o acúmulo de lixo e sujeira. A situação incomoda os moradores, que reclamam do mau cheiro e do aparecimento de insetos nas casas, por isso eles pedem a limpeza e mais lixeiras para o armazenamento do lixo.

n° Gabinete: 472/ n° Câmara: 527 - Solicita ao setor responsável da Administração Pública que providencie a limpeza, a capina e revitalização do Caic do bairro São João.

Justificativa: Nas cercas do Caic São João há muito mato, em todo o entorno da escola, inclusive no gramado dentro da instituição de ensino. O mato alto pode atrair animais peçonhentos dentro da escola e colocar em risco as crianças e adolescentes que estudam no local.

n° Gabinete: 473/ n° Câmara: 528 - Solicita ao setor responsável da Administração Pública que providencie a limpeza e a capina e mais lixeiras no bairro Santa Adélia, inclusive em um terreno que fica em frente ao Caic.

Justificativa: As ruas do referido bairro estão cheias de lixo e mato, principalmente num terreno em frente ao Caic onde é grande o acúmulo de lixo e sujeira. A situação incomoda os moradores, que reclamam do mau cheiro e do aparecimento de insetos nas casas, por isso eles pedem a limpeza e mais lixeiras para o armazenamento do lixo.

n° Gabinete: 474/ n° Câmara: 529 - Solicita ao setor responsável da Administração Pública que providencie uma operação tapa buracos, limpeza, capina e reformas de passeios na Avenida Juscelino Kubtschek (em volta da caixa d’água da Copasa) no bairro São João.

Justificativa: A referida avenida se encontra cheia de buracos, principalmente no trecho já mencionado. Na beira das calçadas também há presença de mato alto e sujeira que incomoda os moradores. Em alguns trechos os passeios estão danificados o que impede o acesso de pedestres.

n° Gabinete: 475/ n° Câmara: 530 - Solicita ao setor responsável da Administração Pública que providencie operação tapa buracos nas ruas usadas no trajeto dos ônibus do transporte urbano, no bairro São João e adjacências, principalmente nas entradas do bairro.

Justificativa: As ruas por onde passam os ônibus do transporte coletivo no referido bairro estão cheias de buracos, o que atrapalha o tráfego dos veículos nessas vias, além de causar transtornos aos usuários e moradores do local.

n° Gabinete: 477/ n° Câmara: 533 - Solicita ao setor responsável da Administração Pública que providencie a revitalização das placas de sinalização de trânsito do município, principalmente as do centro onde se encontram algumas placas tomadas por atos de vandalismo, com pichações e vários tipos de adesivos colados, inclusive até de empresas, que devem ser notificadas.

Justificativa: A maioria das placas de sinalização do município está danificada, enferrujadas, instaladas de maneira inadequada, como as que são colocadas atrás de árvores, além de serem alvos constantes de vandalismo. A situação atrapalha os motoristas que necessitam de orientação por meio das placas, principalmente os condutores que vêm de outras cidades e não conhecem o trânsito do município.

n° Gabinete: 479/ n° Câmara: 537 - Solicita ao setor responsável da Administração Pública que providencie a limpeza e a capina nas ruas, nos terrenos baldios, a instalação de mais lixeiras e refazer o calçamento de bloquetes na entrada do bairro Santo Expedito e Bandeirantes II.

Justificativa: Vários terrenos dos bairros mencionados estão cheios de mato alto, além do mato na beira das calçadas e lixo no local o que incomoda os moradores. O calçamento na entrada do bairro está toda danificada, que precisa ser removido e feito novamente. Por causa das pedras deslocadas, os veículos que trafegam no local e os ônibus do transporte urbano correm o risco de quebrar no local, além dos prejuízos aos motoristas e proprietários. Não há calçadas na entrada do bairro e os pedestres precisam transitar no meio da rua correndo riscos de atropelamentos.

n° Gabinete: 480/ n° Câmara: 538 - Ratifica a solicitação feita ao setor responsável da Administração Pública para que providencie com urgência a ligação entre os bairros Inconfidentes e Bela Vista, onde a ligação dará acesso da Rua Coronel Valter Custódio da Silva a Rua Ana de Jesus Faria, saindo na Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira.

Justificativa: Os moradores dos bairros citados e adjacentes utilizam uma estrada existente, há muitos anos, dentro de um terreno particular que atualmente foi rematado em leilão. O novo proprietário está querendo fechar essa passagem, o que vai prejudicar o acesso dos moradores dos bairros mencionados e usuários daquela estrada, que utilizam à via, para entrar ou sair do bairro.

n° Gabinete: 481/ n° Câmara: 539 - Solicita ao setor responsável da Administração Pública que providencie a ligação dos bairros Jardim Califórnia ao Santo Expedito e do bairro Bandeirantes II ao Jatobá.

Justificativa: A ligação dos referidos bairros será uma via interbairros de grande importância para o acesso dos moradores e também para as linhas do transporte coletivo que poderão passar pelos bairros com mais facilidade, além do tráfego de veículos fluir com mais rapidez.

n° Gabinete: 482/ n° Câmara: 540 - Solicita ao setor responsável da Administração Pública que providencie o plantio de árvores nas calçadas, apenas de espécies de pequeno porte, com sistema de raiz radicular pivotante e que não sejam tóxicas ou hospedeiras de fungos.

Justificativa: Pouso Alegre possui, em bairros mais antigos e também no centro, uma estrutura de ruas com passeios estreitos onde se encontra um grande número de árvores de grande, médio e pequeno portes plantadas. O plantio incorreto dessas espécies no município tem prejudicado as calçadas, que estão quebradas, trincadas e levantadas, devido às raízes que crescem de forma desordenada e superficial, além de prejudicar a base de algumas construções, pois não foram plantadas em caixas educadoras de raiz. A escolha errada das espécies de árvores e a distância inadequada, na época de seu plantio, danifica também, hoje, as vias publicas e prejudica a sinalização, a iluminação, o acesso de veículos as garagens, o entupimento de bueiros e ainda fere a acessibilidade dos pedestres e portadores de deficiência física, gerando diversos transtornos.

n° Gabinete: 483/ n° Câmara: 541 - Solicita setor responsável da Administração Pública que providencie um levantamento das árvores plantadas nas calçadas do município, de espécies e formas inadequadas, que estão danificando os passeios, construções, a rede elétrica, árvores mortas e tóxicas para que possam ser removidas e substituídas por espécies corretas e que seu plantio seja feito de maneira adequada.

Justificativa: Pouso Alegre possui, em bairros mais antigos e também no centro, uma estrutura de ruas com passeios estreitos onde se encontra um grande número de árvores de grande, médio e pequeno portes plantadas. O plantio incorreto dessas espécies no município tem prejudicado as calçadas, que estão quebradas, trincadas e levantadas, devido às raízes que crescem de forma desordenada e superficial, além de prejudicar a base de algumas construções, pois não foram plantadas em caixas educadoras de raiz. A escolha errada das espécies de árvores e a distância inadequada, na época de seu plantio, danifica também, hoje, as vias publicas e prejudica a sinalização, a iluminação, o acesso de veículos as garagens, o entupimento de bueiros e ainda fere a acessibilidade dos pedestres e portadores de deficiência física, gerando diversos transtornos.
Esses tipos de árvores, com seus galhos, chegam a atingir as fiações, vindo a causar curto circuito na rede elétrica e danos na rede telefônica aérea, o que pode causar prejuízos ao erário público. Isso acontece, muitas vezes, segundo a Cemig, por causa da falta de técnicas de manejo de árvores urbanas e plantio de espécies inadequadas sob ou próximo à rede elétrica. Nos dias chuvosos existe ainda o risco dos galhos quebrarem e caírem sobre os pedestres causando ferimentos ou em alguns casos podendo chegar a óbito, além de danificar casas, carros e outros veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário